Fisiologia Hormonal

entenda a importância do bom funcionamento da

Fisiologia Hormonal

Os hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do nosso corpo e possuem atuação de grande importância para manter nosso organismo em ordem. Essas glândulas fazem parte do sistema endócrino, que disponibiliza os hormônios na corrente sanguínea.

A compreensão da fisiologia hormonal é importante porque nos ajuda a entender como o nosso físico funciona em harmonia, já que os hormônios influenciam em fatores como: crescimento, metabolismo, funcionamento celular e saúde dos órgãos.

Possivelmente, você já deve ter escutado falar dos principais hormônios secretados pelas glândulas endócrinas, sejam eles adrenalina, insulina ou prolactina. Conhecendo mais a fundo, é possível saber como eles atuam. Veja alguns exemplos:

A glândula pituitária, conhecida como hipófise, é uma das principais presentes no sistema. Ela serve para produção do GH, hormônio do crescimento, além do hormônio antidiurético, que auxilia na regulação da excreção de água pelo organismo.

Outra glândula de muita importância é a tireoide, uma das maiores do corpo humano, que é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4. Seu mal desempenho pode interferir no funcionamento dos rins, fígado, cérebro e coração, podendo ocorrer também mudanças no crescimento, fertilidade, peso, memória e humor.

Produzido pelas gônadas, testículos no homem e ovários na mulher, os hormônios sexuais possuem controle sobre o ciclo reprodutivo e comportamento sexual do indivíduo. No caso do homem, é produzido a testosterona, enquanto que na mulher produz-se estrógeno e progesterona.

Por esses exemplos já foi possível notar o tamanho da interferência que os hormônios podem ter nosso corpo. Assim, saber sobre a atuação da fisiologia hormonal é importante para ter consciência das reverberações do seu desempenho. Diante disso, vale lembrar que o sistema endócrino não atua de forma isolada, ele pode interagir, inclusive, com o sistema nervoso na coordenação e regulação das funções do organismo.

Por isso, é preciso sempre nos preocuparmos com a atuação desses hormônios tendo em mente que eles podem ter relação, até mesmo, com nossa expectativa de vida. E é possível fazer um planejamento desde muito cedo.

Ainda na barriga da mãe, um bebê deve receber cuidado pré-natal com a intenção de já acompanhar o desenvolvimento físico e neurológico. Mães que tem esse tipo de cuidado geram crianças mais saudáveis e de melhor raciocínio.

No entanto, o cuidado precisa permanecer por toda a vida. Ao longo dos anos, o organismo diminui a produção hormonal, então, é preciso acompanhar essa mudança porque pode ser que seja necessário a ajuda de um profissional na regularização deles. O bom funcionamento do sistema endócrino garante boas noites de sono, peso regular, melhora do metabolismo e capacidades físicas.

Para esse objetivo, é possível contar com a medicina integrativa que traz muitas contribuições para a fisiologia hormonal. Com tratamentos individuais, esse ramo da medicina promove atenção para qualquer faixa etária, de crianças à idosos.

Rua Azevedo Soares, 70

Anália Franco - SP

(11) 2574 6491

Telefone Comercial

(11) 94597 7022

Whatsapp

Email para contato

contato@dradalhofregona.com.br