Hipertrofia

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Hipertrofia

A hipertrofia muscular representa o aumento de massa muscular no corpo e pode ser originada pela aliança de três fatores principais: prática intensa de atividade física, alimentação apropriada e descanso dos músculos. Vale ressaltar que qualquer um pode conseguir a hipertrofia, mas isso precisa ser feito com o auxilio de profissionais da saúde para conseguir melhores resultados.

Com atividades físicas intensas, as fibras dos músculos sofrem pequenas “lesões” causadas pelo estresse gerado pela sobrecarga de peso. Quando os exercícios terminam, o corpo tende a reparar esses danos, com isso, os músculos aumentam de tamanho gerando a hipertrofia.

Engana-se quem pensa que, durante o processo de ganho de massa muscular, os exercícios precisam ser feitos de forma intensa e sem relaxamento, pois é no descanso que os músculos ficam hipertrofiados. Dessa forma, é necessário que a prática de exercícios ocorra em no mínimo três vezes por semana, mas que cada grupo de músculos receba descanso de ao menos 24 horas.

Contudo, é comum que as pessoas façam exercícios sem acompanhamento, malhando com mais enfoque os membros inferiores ou os superiores. A longo prazo, isso pode ocasionar dores corporais – especialmente nas costas, falta de simetria e distúrbios osteoarticulares. Caso seja feito de forma adequada, sendo orientado por um profissional de educação física, o treino pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, tais como: melhora significativa na disposição física, redução da porcentagem de gordura corporal e melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Para além disso, é preciso ressaltar que a alimentação também tem papel fundamental, como dito anteriormente. O calendário de alimentação para quem deseja adquirir bons resultados exige uma dieta rica em alimentos que sejam fonte de proteína, que colaboram para a recuperação da fibra muscular, mas é importante não cortar nenhum outro nutriente e sim consumir de forma consciente.

Mais que isso, para atingir a hipertrofia é preciso que seja feito o consumo de mais colorias do que é gasto pelo corpo. Então, é recomendável que não se pule refeições, já que o jejum pode gerar a perda de massa magra, e que faça ao menos 5 refeições por dia.

Ainda sobre a alimentação adequada, aconselha-se sobre o consumo de gorduras boas, presentes no amendoim, nozes, castanhas, peixes e azeites, pois esse consumo ajuda no aumento de calorias para o ganho de massa muscular magra. Outra dica, é aliar essas recomendações à ingestão de água e frutas, evitando doces e alimentos processados.

A hipertrofia demora ao menos seis meses para começar a apresentar resultados e, em muitos casos, é necessário que ocorra suplementação para tornar esses efeitos mais efetivos. Com procedimentos completos e adaptáveis para cada paciente, a medicina integrativa pode ser de grande auxilio para quem deseja começar agora mesmo o processo para hipertrofiar.

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